Como a ISO 41001 pode salvar sua empresa

Como a ISO 41001 pode salvar sua empresa

30/01/2025 | Redator

Aprenda a lidar com a crise económica e a pandemia.

Economistas defendem que o impacto económico do COVID-19 guarda pouca semelhança com a Grande Recessão (2008), e a OCDE já prevê o menor crescimento do PIB mundial desde 2009. Acredita-se que a pandemia do novo coronavírus está a conduzir a economia global a um período de estagnação mais grave do que os provocados pela crise do petróleo, nos anos 1970, e a Black Thursday, em 1929.

Neste contexto, a continuidade das organizações, nomeadamente das pequenas e médias empresas, está sob ameaça, e a atitude em face dos desafios impostos pela contração económica determinará a sobrevivência ou apontará o caminho para a insolvência. É chegada a hora da tomada de decisões estratégicas indispensáveis ao êxito da entidade diante da crise que se segue.

Como a ISO 41001 pode salvar sua empresa

O Facility Management, que experimentava, nos últimos anos, uma fase de expansão, ganha agora extraordinária importância. Através de um crescente e constante processo de outsourcing dos serviços de suporte, as empresas buscam priorizar seu core business, reduzindo e otimizando os custos, mas perdendo o controlo e a autonomia sobre os mesmos.

Há duas respostas possíveis para este momento: cortar radicalmente os gastos e, consequentemente, sacrificar a qualidade; ou implementar um sistema de gestão que propiciará o ambiente ótimo para a aprendizagem e preservação da culturaorganizacional. Ultrapassada a crise, enquanto a primeira opção acarreta as consequências da não qualidade, a segunda hipótese trabalha em favor do bom desempenho e da consistência da oferta.

Agora, a necessidade de uma gestão de facilities eficaz não se trata do aumento da concorrência do mercado (qualquer que seja o setor de atuação da organização), dos efeitos da globalização sobre a competitividade ou da manutenção da vantagem competitiva. Trata-se de preservar o funcionamento da empresa, ao afetar os recursos apropriados, facilitando a superação deste momento e garantindo a eficiência operacional.

Como a ISO 41001 pode salvar sua empresa

A nova norma ISO 41001:2018 é essencialmente diferente, dado que propõe a melhora da qualidade de vida das pessoas que se relacionam de alguma forma com a empresa (utentes) e da própria rentabilidade da empresa. Outras normas, como a ISO 14000 Family, a OHSAS 18001/ ISO 45001 e a ISO 22000 são focadas no “não”: não poluir, não ter acidentes ocupacionais, não contaminar os alimentos. Ainda, normas como a ISO/IEC 27001 e a ISO/IEC 17025 visam aumentar os controlos para mitigar os riscos e eventuais problemas. A ISO 41001 é a norma do “sim”: operar os serviços de suporte para dar conforto aos utentes, além de proteger e conservar o patrimônio da organização, com o melhor custo possível, e satisfazendo todas as partes interessadas.

OS REQUISITOS DA NORMA:

  • Contexto: perceber o contexto da organização, as partes interessadas e o escopo.
  • Liderança: definir o papel da liderança e o comprometimento com o resultado.
  • Planeamento: analisar e tratar os riscos, e planear os objetivos.
  • Suporte: conhecer, definir e prover os recursos necessários para a eficácia do sistema.
  • Operação: gerir stocks, recursos humanos, relacionamentos, e definir os SLA. Avaliação de desempenho: determinar os indicadores (KPI’s), executar auditorias internas e proceder à revisão periódica do sistema.
  • Melhoria: identificar, analisar e documentar os pontos e as ações de melhoria.

Como a maioria das normas de gestão atuais, a ISO 41001 deriva da ISO 9001. Com a mesma estrutura básica e boa parte dos requisitos relativamente ao controlo de documentos, registos e auditorias internas iguais, a 41001 possui três diferenças cruciais, que, em detrimento da aparente simplicidade, transformam completamente o resultado do sistema:

  • Atenção ao utente final e não somente ao cliente: o outsourcing e a gestão descentralizada em setores de apoio à atividade principal, podem levar a perda do controlo sobre o resultado entregue. Quem é o verdadeiro beneficiário daqueles serviços?
  • Custo/benefício: o custo de um sistema de gestão ou de controlo interno não pode ser maior do que o benefício que se vai obter. Assim, todas as decisões devem ser baseadas na análise da designação dos recursos relacionados a determinada melhoria.
  • Planeamento, planeamento, planeamento: uma especial atenção é dada ao planeamento extensivo e ao acompanhamento de resultados, sejam financeiros (orçamentário, tributário, fiscal), estratégicos ou operacionais. Todos os processos precisam ser pensados em diferentes cenários.
  • Para as organizações que já possuem alguma certificação em um sistema de gestão, a implantação da ISO 41001 não é difícil. Os maiores desafios assentam em gerir os fornecedores de serviços de facilities e controlar os custos, o que deve ser feito de forma a garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Este é o momento decisivo: ou se organizam e escalonam os gastos com as atividades de suporte, ou a atividade principal será gravemente ameaçada.

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