TISAX®
Na era da digitalização, a segurança da informação representa cada vez mais um fator decisivo para permanecer competitivo. Isso se aplica especialmente à indústria automotiva - aqui as empresas trocam uma enorme quantidade de dados confidenciais diariamente, dados que precisam ser protegidos contra roubo, perda ou manipulação. A segurança da informação costumava ser considerada uma preocupação individual de cada empresa em particular, mas isso deve mudar no futuro através do mecanismo comum de avaliação e troca TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange).
TISAX - o que isso significa?
As empresas do setor automotivo precisam demonstrar, em intervalos regulares de três anos, que cumprem os critérios de segurança exigidos em seu setor. A base para esta prova é o catálogo de requisitos VDA-ISA emitido pela Associação da Indústria Automotiva alemã (Verband der Automobilindustrie, VDA). O catálogo ISA da VDA inclui os principais aspectos e critérios da norma internacionalmente reconhecida ISO 27001 e listas adicionais de critérios, que se aplicam especificamente ao setor automotivo, como o envolvimento de terceiros e a proteção de protótipos. Além disso, existe um mecanismo de auditoria e intercâmbio totalmente desenvolvido e abrangente. Os processos de auditoria e elaboração de relatórios garantem um alto grau de comparabilidade e transparência e, assim, fortalecem o sentimento de confiança dos respectivos clientes, exigindo, em grau cada vez maior, a obtenção dos rótulos relevantes da TISAX como um requisito obrigatório. A plataforma on-line TISAX possibilita que os participantes troquem dados de avaliação e, ao mesmo tempo, facilita que participantes e provedores de auditoria entrem em contato.
O órgão responsável pela TISAX é a VDA e a Associação ENX monitora a qualidade da execução e dos resultados da avaliação. Você pode encontrar o manual TISAX associado aqui.
Várias classes de proteção e níveis de avaliação diferentes
A Associação ENX, como operadora do programa TISAX, definiu claramente o nível e o escopo de uma avaliação. O TISAX diferencia entre três “níveis de proteção” diferentes (normal, alto e muito alto), definindo o nível necessário de proteção das informações em questão. Além disso, o TISAX diferencia três "níveis de avaliação", definindo a profundidade da avaliação e o método de avaliação:
- Informações com nível de proteção normal: Nível de avaliação 1 na forma de auto-avaliação. Os resultados das avaliações com nível de avaliação 1 normalmente não são usados no TISAX, mas podem ser solicitados fora do esquema.
- Informações com alto nível de proteção: Avaliação de nível 2 através de uma organização de auditoria, usando a auto-avaliação como base, além de vários documentos e uma entrevista por telefone (se necessário, inspeção no local).
- Informações com nível de proteção muito alto: Avaliação de nível 3 realizada por um provedor de auditoria independente com base na documentação e uma auditoria no local.
Quem reconhece o TISAX?
Uma certificação TISAX é exigida e reconhecida por todos os membros da VDA e OEMs, como Audi, Volkswagen e BMW.
As vantagens do procedimento TISAX são as seguintes:
- critérios de avaliação relevantes
- qualidade de avaliação homogênea e alto nível de transparência
- procedimentos de teste e relatórios padronizados e rigorosos
- controle completo dos resultados da avaliação
- evitar avaliações duplas e múltiplas
- ampla aceitação no setor automotivo
- consolidação das existentes e promoção de novas relações comerciais
- consequente orientação para as necessidades do cliente
- redução de riscos e estabelecimento de uma gestão de riscos
- Você está interessado em obter a certificação TISAX? Sinta-se livre para entrar em contato conosco
As quatro etapas para obter a certificação TISAX
- Registro on-line na plataforma TISAX
- Seleção e nomeação de um provedor de auditoria credenciado, por exemplo Solarplex
- Realização da avaliação, usando documentação ou auditorias no local
- Troca de informações sobre os resultados da auditoria com outros participantes selecionados da TISAX, com base em autorização